26 de abril de 2012

Estudando o Espiritismo


imagem retirada da internet




Queridos amigos, bom dia!

Hoje darei início a uma vontade que tenho a muito tempo de organizar estudos espíritas aqui neste blog. Todas as terças e quintas feiras, estarei disponibilizando um texto sobre os estudos da doutrina. Tentarei organizá-los da melhor forma possível e para isso utilizarei os recursos da internet e de livros que possuo.  Para darmos início, organizei esse texto que apresento logo em seguida para que todos compreendam a importância de se estudar. Compreender os fatos, a lógica, questionar e não simplesmente aceitar.



Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber cujo caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.

Recorreremos ainda às palavras de Bruno Bertocco, em seu livro intitulado Deus: "O que toda criatura desapaixonada, equilibrada, sincera e honesta deve fazer, antes de julgar qualquer coisa, de fazer suas críticas a seu respeito, de negá-la ou aceitá-la, é, inicialmente, adquirir as respectivas informações concernentes à sua existência, aproximar-se para o devido reconhecimento da sua natureza, através da pesquisa e do estudo dos fatores relacionados à sua causa, ou dos fenômenos produzidos pelas forças originárias da parte fundamental, podendo desta forma, com conhecimento de causa, tirar suas conclusões, baseadas nos fatos, e formular seu veredicto com justeza, a respeito de tal coisa”.

Muitas pessoas aproximam-se do Espiritismo pelos mais variados motivos, no entanto poucas conseguem perseverar no estudo necessário para entendê-lo, ficam à margem, deslumbradas por alguns de seus aspectos e com grandes dúvidas sobre outros.

É por isso que o movimento espírita tem enfatizado ao longo do tempo a necessidade da implantação do estudo sistematizado da Doutrina Espírita em cada centro espírita. Lembrando o memorável Herculano Pires (1914-1979), o Espiritismo ainda continua um "desconhecido", e a maioria, movida pela ânsia de soluções imediatistas, ainda não busca uma nova filosofia de vida, a par de uma explicação para o porquê "do ser, do destino e da dor".

Há muito para ler e estudar torna-se necessário uma boa organização por parte daquele que vai estudar o Espiritismo, para não empregar o tempo de forma equivocada, seja não começando pelo começo e o começo, são as obras da Codificação (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese).

fonte: www.espirito.org.br
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec
Livro Deus, Bruno Bertocco





Pretendo as terças feiras colocar estudos sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo e as quintas feiras sobre O Livro dos Espíritos (e na sequencia as outras obras da Codificação)

Quem quiser acompanhar-me nessa empreitada pelo estudo, sinta-se a vontade... terei o maior prazer em recebê-los nessa caminhada.

Beijos
Lu

2 comentários:

Valéria Braz disse...

Olá Luciana.... muito legal a sua iniciativa.
Também sou espirita e gosto muito de estudar este assunto.
Beijo no coração

IndiaBranca disse...

Legal, assim as pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto. Me senti muito bem no espiritismo.

Postar um comentário