20 de setembro de 2008

Fluido vital é o mesmo que magnetismo animal?

Sim. Fluido vital, termo usado nos livros de Allan Kardec, é exatamente o magnetismo animal, criado pelo médico Franz Anton Mesmer no século 18. Quando se segura dois ímãs, aproximando-os pelos pólos iguais, eles se repelem, dando a impressão de duas superfícies invisíveis se tocando. Mesmer fez uso dessa experiência simples e muito conhecida na época para, por analogia, explicar que os seres estão interligados por seus pensamentos, por um meio invisível natural, uma força imperceptível pelos sentidos comuns. A esse meio Mesmer deu o nome de magnetismo animal, pois relaciona-se à vida orgânica.

Algumas décadas depois, estudando esse fenômeno, o criador da homeopatia, Samuel Hahnemann (1755-1843), fez uso do termo energia vital. Aliás, Hehnemann estudou o magnetismo, que qualificou como "esse maravilhoso e inestimável presente com que Deus agraciou o homem", e incorporou essa terapia à prática homeopática. Rivail (que depois adotaria o pseudônimo Allan Kardec), por sua vez, era magnetizador, e estudou essa ciência por 35 anos antes de iniciar a pesquisa espírita.

O fluido vital é a energia intermediária entre o corpo físico e o perispírito (corpo espiritual). Todos os fenômenos que envolvem energia no organismo são conhecidos e explicados pelos processos físico-químicos. Então, qual a função da energia vital? Essa energia tem como função manter o perispírito ligado a cada uma das 100 trilhões de células do corpo humano adulto. Essa ligação une o corpo biológico à alma, sede da vontade e razão.

Quando a medicina conhecer toda essa complexidade da fisiologia humana terá em suas mãos recursos formidáveis para a recuperação da saúde, por um tratamento natural, ao alcance de todos.

(Redação)
fonte: Revista Universo Espírita, ed.40

1 comentários:

Adriana disse...

Oi Luciana!

Gostei muito desse texto. Simples e explicativo. Vou levar para o blog 'Magnetismo', tá? (colocarei a referência do teu blog!)

Abraços fraternos e tudo de bom para vc!! :)

Postar um comentário